sábado, 2 de novembro de 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013


...
Peço todos os dias em minhas orações para que eu seja exatamente como elas: que minha religião sejá meu coração, que meu Deus seja o voo da borboleta, que meu dogma seja o amor, que minha ascensão se dê pela alegria e pela pureza, que minha arma seja a compaixão, que meu anjo seja meu melhor amigo e que minha paz seja um estado de consciência tão forte e inabalável quanto meus sonhos!

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais.
   Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos. Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas. Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criador pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro. Compre para ela outra xícara de café. Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gosta ou gostaria de ser a Alice.
  É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa. É que ela tem que arriscar, de alguma forma. Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois. Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.
   Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, são mesmo. Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype. Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

   Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê. Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.”
   Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
 Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
   Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
   O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
   No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.
Entregar todos os teus sonhos porque um deles não se realizou,
perder a fé em todas as orações porque em uma não foi atendido,
desistir de todos os esforços porque um deles fracassou.
É loucura condenar todas as amizades porque uma te traiu,
descrer de todo amor porque um deles te foi infiel.
É loucura jogar fora todas as chances de ser feliz porque uma tentativa não deu certo.
 Espero que na tua caminhada não cometas estas loucuras.
 Lembrando que sempre há uma outra chance, uma outra amizade,
um outro amor, uma nova força. Para todo fim um recomeço!


(O Pequeno Príncipe)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

quatro estações da vida

   Você já notou a perfeição que existe na natureza? Uma prova incontestável da harmonia que rege a Criação. Como num poema cósmico, Deus rima a vida humana com o ritmo dos mundos.

   Ao nascermos, é a primavera que eclode em seus perfumes e cores. Tudo é festa. A pele é viçosa. Cabelos e olhos brilham, o sorriso é fácil. Tudo traduz esperança e alegria.

   Delicada primavera, como as crianças que encantam os nossos olhos com sua graça. Nessa época, tudo parece sorrir. Nenhuma preocupação perturba a alma.

   A juventude corresponde ao auge do verão. Estação de calor e beleza, abençoada pelas chuvas ocasionais. O sol aquece as almas, renovam-se as promessas.

  Os jovens acreditam que podem todas as coisas, que farão revoluções no mundo, que corrigirão todos os erros.

Trazem a alma aquecida pelo entusiasmo. São impetuosos, vibrantes. Seus impulsos fortes também podem ser passageiros... como as tempestades de verão.

   Mas a vida corre célere. E um dia - que surpresa - a força do verão já se foi.

   Uma olhada ao espelho nos mostra rugas, os cabelos que começam a embranquecer, mas também aponta a mente trabalhada pela maturidade, a conquista de uma visão mais completa sobre a existência. É a chegada do outono.

   Nessa estação, a palavra é plenitude. Outono remete a uma época de reflexão e de profunda beleza. Suas paisagens inspiradoras - de folhas douradas e céus de cores incríveis - traduzem bem esse momento de nossa vida.

   No outono da existência já não há a ingenuidade infantil ou o ímpeto incontido da juventude, mas há sabedoria acumulada, experiência e muita disposição para viver cada momento, aproveitando cada segundo.

   Enfim, um dia chega o inverno. A mais inquietante das estações. Muitos temem o inverno, como temem a velhice. É que esquecem a beleza misteriosa das paisagens cobertas de neve.

   Época de recolhimento? Em parte. O inverno é também a época do compartilhamento de experiências.

   Quem disse que a velhice é triste? Ela pode ser calorosa e feliz, como uma noite de inverno diante da lareira, na companhia dos seres amados.

   Velhice também pode ser chocolate quente, sorrisos gentis, leitura sossegada, generosidade com filhos e netos. Basta que não se deixe que o frio enregele a alma.

   Felizes seremos nós se aproveitarmos a beleza de cada estação. Da primavera levarmos pela vida inteira a espontaneidade e a alegria.

   Do verão, a leveza e a força de vontade. Do outono, a reflexão. Do inverno, a experiência que se compartilha com os seres amados.

   A mensagem das estações em nossa vida vai além. Quando pensar com tristeza na velhice, afaste de imediato essa ideia.

   Lembre-se que após o inverno surge novamente a primavera. E tudo recomeça.

   Nós também recomeçaremos. Nossa trajetória não se resume ao fim do inverno. Há outras vidas, com novas estações. E todas iniciam pela primavera da idade.

   Após a morte, ressurgiremos em outros planos da vida. E seremos plenos, seremos belos. Basta para isso amar. Amar muito.


   Amar as pessoas, as flores, os bichos, os mundos que giram serenos. Amar, enfim, a Criação Divina. Amar tanto que a vida se transforme numa eterna primavera.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

" Seu mundo está assim? Escuro? Busque as cores! Sinta o brilho! Seja a luz! Não esqueça o que é “ver”. Ou pelo menos tente adivinhar. Imagine! Escute! Ouça! Sinta! De todos os jeitos. De todas as formas. Perceba! E compreenda. Não tenha dúvidas. Adquira experiência, e aprenda com isso. Nem que seja com erros. E acertos. Não se deixe apagar… por perder um dos sentidos. E continue a viver. Com suas impressões, sensações, emoções. E com tudo que sente, nem precisa enxergar, basta imaginar! Porque tem gente que tem tanta luz, que ilumina não só o seu caminho, mas o de todo mundo!"

domingo, 11 de agosto de 2013

Augusto Cury

Aprendi com o Mestre do Amor
que a vida sem amor é um livro sem letras,
uma primavera sem flores, uma pintura sem cores.
Aprendi que o amor acalma o coração, tranquiliza o pensamento,
incendeia a motivação, rompe obstáculos intransportáveis e faz da vida
uma grande aventura, sem tédio, angustia ou solidão.
Por tudo isso JESUS CRISTO se tornou, para mim,
Um Mestre Inesquecível.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

amizade

   Em pouco tempo, você se tornou alguém especial para mim. Eu sei que isso é algo meio clichê de se dizer, mas é a forma real de dizer isso para você. As vezes pessoas que achamos que seriam apenas mais uma, se tornam tão importantes pra gente, que é difícil de explicar.

   Tem pessoas que realmente entram na nossa vida num dia, e saem no outro, não deixando rastro algum. Tem outras que entram pela porta da sala, andam pela casa toda, e em seguida, saem pela porta da cozinha. E tem outras, que entram, não pela porta da nossa casa, mas sim pela porta do nosso coração. Aquela porta que jamais se fecha, mas que também, nunca permite que quem entrou, saia. E você, é a pessoa que entrou pela porta do meu coração, entrou naquele lugar, para nunca mais sair. Não sei oque o tempo reserva para nos; pode ser que algum dia briguemos, e fiquemos um bom tempo sem nos falar. Pode ser que um venha a machucar o outro por alguma palavra dita sem intenção. Mas eu farei o possível para que nada disso aconteça.

Eu posso ser meio doida, ridícula, idiota, estranha, mas quando eu me importo com alguém, é de verdade e é pra valer. Não digo que gosto apenas por dizer. Eu só digo que gosto de alguém, se eu realmente gosto daquela pessoa. Uma das coisas que não gosto, é te ver triste, e não poder fazer muita coisa, além de conversar e te apoiar. Eu sei que não posso mudar o mundo, mas posso fazer a diferença por sair do lugar e ir a luta.

As vezes, na vida da gente, passamos por dificuldades, as vezes muito difíceis, e achamos que não vamos conseguir dar a volta por cima. Mas na verdade podemos dar a volta por cima sim! Não importa como a vida nos trate. Dizem que a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional. E é verdade. Só sofremos por querer, porque sobre tudo podemos dar a volta por cima ou evitar. E se algum momento da sua vida, achar que não ira conseguir, me chame! Divida comigo a sua dor, suas tristezas, assim você terá menos problemas que carregar.

Eu sei um pouco dos seus sonhos, e o que quero é que você consiga realizar todos e cada um deles. E eu estarei aqui, torcendo por você. E espero do fundo do meu coração, que a felicidade, entre pela porta do seu coração, pra nunca mais sair.

domingo, 16 de junho de 2013

Se eu morrer antes de você, faça-me um favor. Chore o quanto quiser, mas não brigue com Deus por Ele haver me levado.
Se não quiser chorar, não chore. Se não conseguir chorar, não se preocupe. Se tiver vontade de rir, ria. Se alguns amigos contarem algum fato a meu respeito, ouça e acrescente a sua versão. Se me elogiarem demais, corrija o exagero. Se me criticarem demais, defenda-me. Se me quiserem fazer um santo, só porque morri, mostre que eu tinha um pouco de santo, mas estava longe de ser o santo que me pintaram. Se me quiserem fazer um demônio, mostre que talvez tivesse um pouco de demônio, mas que a vida inteira eu tentei ser bom e amigo. Se falarem mais de mim do que de Jesus Cristo, chame a atenção deles. Se sentirem saudades e quiserem falar comigo, fale com Jesus e eu ouvirei. Espero estar com Ele o suficiente para continuar sendo útil a você, lá onde estiver. E se tiver vontade de escrever alguma coisa sobre mim diga apenas uma frase:
 - Foi meu amigo, acreditou em mim e me quis mais perto de Deus!
Ai então derrame uma lagrima. Eu não estarei presente para enxuga-la, mas não faz mal. Outros amigos faram isso no meu lugar. E vendo-me bem substituído, irei cuidar de minha nova tarefa no céu. Mas de vez em quando, dê uma espiadinha na direção de Deus. Você não me vera, mas eu ficaria muito feliz vendo você olhar para Ele. E quando chegar a sua vez de ir para o Pai, ai, sem nenhum véu a separar a gente, vamos viver em Deus, a amizade que aqui nos preparou para Ele. Você acredita nessas coisas??? Sim ??
Então ore para que nós dois vivamos como quem sabe que vai morrer um dia, e que morramos como quem soube viver direito. Amizade só faz sentido se traz o céu para mais perto da gente, e se inaugura aqui mesmo no começo. Eu não vou estranhar o céu.. Sabe porque? Ser seu amigo já um pedaço dele!

Vinicius de Moraes

sábado, 25 de maio de 2013

Deus, segundo Spinoza - Baruch Spinoza

         Para de ficar rezando e batendo no peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes da tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo que eu fiz para ti

         Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.
Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Ai é onde Eu vivo e ai expresso meu amor por ti
          Para de me culpar da tua vida miserável  Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.
O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu extase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizerem crer.
          Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada tem a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... Não me encontraras num livro!

        Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

        Para de ter tanto mede de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo,  nem te castigo. Eu sou puro amor.

        Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.
        Como posso de culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

          Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

         Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A unica coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

        Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um preludio para o paraíso. Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.

           Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro.

          Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

          Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não houvesse. Como se esta fosse tua unica oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

          E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendestes?
          
              Para de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho de mar.

          Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?

          Aborrece-me que me louvem. Cansa-me que agradeçam. Tu te sentes grato?

         Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde  de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido? Expressa tu alegria! Esse é o jeito de me louvar.

            Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que  te ensinaram sobre mim. A unica certeza é que tu estas aqui, que estas vivo, e que este mundo esta cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações?

          Não me procures fora! Não me acharas. Procura-me dentro... ai que estou.

terça-feira, 7 de maio de 2013

as vezes a gente parece cinza
tristes, desanimados e sem vida.
nem a nossa própria vida é boa o bastante
pra a gente querer viver,
e nada parece nós animar.
a luz dentro de nós se apagou.
e só quem consegue ascender ela é Deus.
porque é Ele a chama que nos da vida
alegria e cor.
Então, não deixe que a rotina e os problemas
do dia-a-dia te façam se distanciar de Deus.
porque sinceramente...
não seriamos nada sem Ele